quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Papo de Mulher" - Dessemelhanças entre homens e mulheres

Homens são marte e mulheres são de Vênus. Este é o título de um best seller que eu confesso, nunca li e nunca quis ler. Na verdade não sou muito fã deste tipo de livro, mas recentemente comprei um best seller de um australiano, Steve Biddulph - Criando Meninos, com o objetivo de compreender melhor meu filho, que está crescendo e deixando definitivamente de ser o meu bebê.

O livro é uma delícia, e mais do que entender meu filho pude entender melhor as diferenças entre homens e mulheres e levar isso para minhas relações, no geral. O grande responsável pelas diferenças existentes entre homens e mulheres é o testosterona.

Também produzido no organismo feminino, porém em quantidade muito menor, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento das características masculinas. No livro, Biddulph explica que a testosterona é que provoca estirões de crescimento e a competitividade entre os meninos. Isto lhe parece familiar? Meu filho anda competindo até na hora de escovar os dentes. “Eu vou ganhar” ele diz.


 
Nesta semana, o suplemento Equilíbrio da Folha de São Paulo, na reportagem “Papo de Casal”, em quê destaca as diferenças entre homens e mulheres e os motivos de tanta dor de cabeça devido a falta de entendimento entre ambos. Ora, se somos diferentes, o primeiro passo para uma relação harmoniosa e feliz é saber que não falamos a mesma língua.

O problema não é homens e mulheres falarem línguas diferentes, e sim acharem que estão falando a mesma língua”. A afirmação foi feita pela terapeuta familiar entrevistada pela folha. Mulheres, isso não explica muito?

A matéria diz ainda que as mulheres utilizam dois hemisférios do cérebro enquanto eles utilizam apenas um. Biddulph também fala sobre isso em seu livro, daí a diferença na infância em que as meninas se desenvolvem mais cedo. Por outro lado, os meninos desenvolvem melhor atividades no hemisfério direito, o que os torna mais aptos a lidar com matemática, por exemplo. 

Tanto a matéria “Papo de Casal” quanto o escritor australiano explicam que devido a essa falta de conectividade com o outro hemisfério no cérebro masculino os deixam mais introspectivo. Portanto, discutir o relacionamento é mesmo uma tortura para o público feminino.

Estas informações me fizeram refletir muito sobre todas às vezes em que entrei numa briga e discuti comigo mesma, pois o sexo masculino era incapaz de falar. O silêncio sempre permanecia. A gente termina a briga achando que o problema está com a gente, mas não meninas, o problema é nos genes mesmo. Nos genes masculinos.

Recomendo a leitura do Livro “Criando Meninos” para quem é mãe. E a leitura da matéria da Folha, para todas as que se identificaram com situações citadas aqui.

Clica aqui pra se deliciar.

Um comentário:

  1. tem que acabar essa coisa de querer igualdade pq nao existe igualdade, demonstramos de forma completamente diferente, as mulheres hj em dia estao se comportando como os homens mas no que há de pior...
    otimo texto bjus

    ResponderExcluir