segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"Visão de Macho" - O que esperar do Natal?

Natal é uma época do ano que a gente tem que se decidir se o copo está meio cheio ou meio vazio. Explico.

O natal na minha infância era um saco! Um tal de ir pra casa da minha avô, comer toda aquela comida, de tia velha que eu não via desde o natal anterior apertar minha bochecha e dizer o quanto eu cresci de um ano pro outro. Primos chatissimos e chorões enchendo o saco. Vinha a hora dos presentes e Apesar de sempre querer bolas ou brinquedos, sempre ganhava roupas. E nunca gostava das roupas que eu ganhava. E tinha que disfarçar o sorriso de decepção e ainda agradecer pelo presente. Depois de comer igual a um porco, meu avô juntava todo mundo e fazia aquelas rezas intermináveis , falando de como Jesus distribuiu bondade e do verdadeiro significado do Natal. Depois todo mundo se abraçava e desejava feliz e eu ia dormir rápido rezando pro dia acabar rápido e voltar pra minha casa. Claro que ainda tinha o almoço insuportável de sobras da noite anterior. E toda aquele hipocrisia de ver minha mãe que reclamava de um dos meus tios o ano todo, abraçada com ele e dizendo o quanto o amava.E finalmente íamos embora, minha mãe triste por estar indo e eu feliz por voltar pra minha rotina.

No ano passado, já adulto fui na casa da minha pra passar o natal. Minha avo emeu avo já estavam bem idosos e resolvemos todos ir pra lá. Já ao chegar aquele cheiro da comida invadiu minhas narinas e me fez fazer uma volta ao passado. A tia , já não estava mais entre nos, teve um câncer raro e faleceu há alguns anos. Meus primos chatissimos são pessoas super legais e do bem e rimos muito lembrando das besterias que fazíamos quando crianças. Na hora dos presentes , so demos para as crianças, pois todos estamos batalhando e infelizmente não podemos fazer grandes distribuições de presentes. Lembrei das camisas que ganhava e meu primo me contou das dificuldades da infância, mas que mesmo assim, minha tia batia perna pra me dar nem que seja uma camisa. E não falhava. Depois de me maravilhar com a comida deliciosa que me remetia a infância, meu avo juntou a família e tentou fazer a oração de todos os anos, mas sua fraqueza era visivel. Ele agradeceu de ter os filhos e netos junto dele e que era um homem super feliz por isso. E eu chorei. De raiva de mim mesmo pois fazia pouco caso desses momentos. E da falta que as pessoas que já foram faziam naquela mesa.


Na manha seguinte cortamos o peru pra fazer um tira gosto, que ficou maravilhoso. E rabanada dormida? Que delicia! Ver meus tios todos abraçados e felizes me emocionou. E compreendi que minha mãe se deentendia muito com meu tio que eles se amavam. E fui embora comuma so convicção: Não perderia o Natal em família por nada nesse mundo!

Apesar de ser ateu, pra mim o significado do Natal é único. Se lembrar quem você é, de onde veio, e se encontrar com as pessoas que realmente se importam com você. E apesarde meu avo ter falecido nesse meio tempo, tenho certeza que nesse natal , ocopo pra mim estará transbordando de felicidade pela oportunidade de estar perto das pessoas que eu amo.

Um feliz natal pra vocês!

2 comentários:

  1. natal eu naoc urto

    mas ano novo é renovação

    espero nao sentir falta depois como vc

    ResponderExcluir
  2. MUITO BONITO ! MUITO VERDADEIRO! FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir