quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Papo de Mulher" - Estréia

Olá! Meu nome é Rita Garcia, tenho 27 anos, sou mãe do Otávio de, 05 anos e jornalista há quase 07 anos. Quando a Van Haas me convidou pra fazer uma coluna no É Pra Elas, fiquei muito feliz e aceitei toda envaidecida. O bacana é que poderemos falar sobre o que quisermos e claro, assunto de mulher não falta.

Pretendo falar de tudo um pouco, ser mãe, trabalhar fora, boa forma, auto-estima, hormônios, homens... a lista é grande, mas preciso informar pra vocês, amigas leitoras, que não tenho domínio sobre nenhum dos assuntos que irei abordar, apenas experiências e pontos de vista e é isso que quero propor a vocês: vamos trocar figurinhas!

Pra começar preciso falar de TPM, a sigla pequena que é um palavrão. Que mulher nunca sofreu com a dita? De um ano pra cá eu venho sofrendo todos os meses. Já percebi que isso me atrapalha profissionalmente também, pessoalmente não preciso nem comentar né?


Descobri na internet que a ansiedade, a irritação e a agressividade, assim como as alterações no nosso apetite são culpa da alteração dos níveis de serotonina. Serotonina é um neurotransmissor intimamente relacionado ao humor. Como é que a gente controla isso? Não tem controle, o que podemos fazer é mudar alguns hábitos que possam amenizar o sintoma.

Ser mulher implica em não ser compreendida por homens. Para eles chorar é sempre por nada, ficar brava é sem motivo e estar triste é frescura. Mas somos guerreiras, caímos e levantamos e somos compreendidas por nós, isso há de bastar.

Peguei em um site sobre saúde algumas informações a respeito da TPM que quero dividir com vocês:

- Recentemente o Ministério da Saúde divulgou que aproximadamente 70% das brasileiras sofrem de Tensão Pré Menstrual
- A TPM é caracterizada pelo conjunto de sintomas que ocorre cerca de 10 dias antes do inicio do ciclo menstrual.
Os sintomas mais característicos da TPM são: Inchaço, dor abdominal, mau humor, dor de cabeça, insônia dentre outros. 

Alterações hormonais que afetam o corpo ocasionando a TPM:
- Alterações no nível de serotonina: causam irritabilidade, agressividade, depressão e mudanças no apetite
Como amenizar: Evite compromissos que possam causar estresse, evite café e álcool. Se a vontade de comer doces ficar muito forte, opte por frutas, pois o açúcar ajuda a reter líquido.

- Problemas na pele: pele oleosa, ou muito seca, aparecimento de acne.
Como amenizar: Evite banhos quentes, use cremes e sabonetes específicos para seu tipo de pele e evite fazer tratamentos durante este período.

- Resistência baixa: maior propensão a doenças, principalmente herpes labial
Como amenizar: Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Beba água, pratique atividade física e evite situações de estresse.

- Retenção de liquído: ganho de peso, inchaço nas mamas, pernas e barriga.
Como amenizar: Evite sal e priorize alimentos que ajudem o organismo a eliminar água, como morango, melancia, salsa e agrião.

- Excesso de prostaglandinas: dores de cabeça, enxaqueca, cólicas abdominais, dores articulares, musculares e nas costas e diarréia.
Como amenizar: Repouso, compressas quente e uso de analgésico.


Conto com vocês toda quinta-feira para o nosso "Papo de Mulher", aliás, homens também são bem vindos para nos entender e dar palpites!! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário