quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Papo de Mulher" - Profissão: mãe!

Hoje o papo é de mãe! Faz cinco anos que assumi o papel mais importante da minha vida, ser mãe. Eu também acredito que ser mãe é sim o papel mais importante de qualquer mulher. Apesar de as mulheres serem cada vez mais independentes, buscarem cada vez mais seu espaço e reconhecimento profissional, acredito que cedo ou tarde vai bater a necessidade de ser mãe.

Claro que não deve se condenar a mulher que opta por não ter filhos. Todas são livres e sabem o que é melhor pra si mesma, mas tenho certeza de que uma hora bate a dúvida. O ditado já diz tudo: Filhos, se não tê-los como sabê-los!


Ontem à noite estava lendo uma revista feminina e uma mulher de 32 anos perguntava a um consultor  se ela estava errada em não querer ter filhos. Ora, a dúvida em si já mostra que no futuro haverá outros questionamentos e até mesmo arrependimento. Sim, arrependimento de não ter pensado melhor a respeito do assunto. Uma amiga minha me mandou o mesmo questionamento hoje cedo por e-mail.

Sei que o modelo de família que conhecemos culturalmente quase não existe mais. Pai, mãe e filho. Pai trás dinheiro para a casa e a mãe cuida do lar e dos filhos. Ser mãe não requer experiência, nem preparação. Um filho se adapta a nós assim como nós nos adaptamos a ele. Eles estão aprendendo e descobrindo assim como a mãe que acabou de nascer.

Os tempos são outros e o ser mãe hoje também é diferente do ser mãe de nossas avós e mães. A criança não precisa estar o tempo todo com a mãe, por isso ela pode sim conciliar carreira e filhos. Mas, como tudo na vida a escolha de ser mãe acarreta algumas perdas, assim como a escolha de não ser mãe consequentemente causa perdas emocionais e afetivas.

Eu não saberia viver sem o olhar do meu filho, sem seu carinho em meus cabelos, sem escutar ‘’mamãe’’. Prefiro que ele seja a pedra preciosa no sapato da minha vida do que ter um enorme buraco vazio em meus dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário