quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Papo de Mulher" - Desabafo da realidade

Depois do programa A Liga, jornalístico da Band, ter denunciado a mão de obra escrava para uma empresa renomada de marca de roupas, a discussão sobre o consumismo veio à tona de diferentes maneiras.

Recentemente, li que as pessoas que consomem roupas de grife não se importam com o tipo de trabalho empregado para a confecção da mesma e que se o trabalho for escravo eles não se sentem culpados e nem se importam com isso. Ora, pura ignorância.

São os que compram desenfreadamente que mantêm essa cadeia de produção em que seres humanos são rebaixados e humilhados. Humilhados sim, pois é humilhação uma pessoa receber R$ 2 por uma peça que na loja os consumistas pagam R$ 150. Que ignorância é essa que nos move?


Por que as pessoas compram cada vez mais? Por que dar tanta importância ao nome de uma etiqueta ao invés de querer saber pelo que se está pagando?! Seria o consumismo uma forma de compensar frustrações?

Por que tantas pessoas precisam estar vestindo uma etiqueta? E já repararam que os que as usam se julgam superiores? Como se um pedaço de pano com uma etiqueta colada fizesse alguém.

Quando vi a reportagem na Band e depois li matérias a respeito deste assunto me senti envergonhada em um dia ter sido consumista. Senti vergonha de um dia ter comprado naquela loja.


Triste a realidade do nosso mundo, em que pessoas não se importam com pessoas. Em que crianças morrem de fome enquanto uma minoria de gente ignorante paga milhões em roupas, sapatos e bebidas caras. Triste realidade dos que não tem uma casa confortável para morar, mas possuem o carro do ano e roupas caras. Triste realidade a desse mundo de pessoas ignorantes e sem valores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário