quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Papo de Mulher" - Atire a primeira pedra quem nunca fofocou

Hoje o assunto é fofoca. Tem palavra mais ligada ao universo feminino do que essa? Mas é pura maldade apontar as mulheres como se só elas fofocassem. Que atire a primeira pedra quem nunca fofocou.

No último fim de semana me descobri vitima de uma fofoca bem chata. Todo mundo sabia que falaram de mim, menos eu. Mesmo sabendo que fofoca é quase sinônimo de mentira a gente fica pê da vida né?

Claro, não temos sangue de barata e saber que falaram mentira da vida da gente se sobrepõe ao fato de que mentira não se deve ser levada em consideração. Agora pasmem, a fofoca foi feita por um homem. Li artigos em vários blogs que afirmam que pesquisadores britânicos descobriram que os homens são mais fofoqueiros que as mulheres.

A pesquisa, do Instituto One Poll na Inglaterra, foi realizada com cinco mil pessoas. E de acordo com os pesquisadores, o resultado foi o de que os homens fofocam por mais tempo que as mulheres, porém, elas (nós) têm a língua mais ferina.

Eu nunca acredito muito nessas pesquisas quantitativas, acho que tanto faz o sexo do fofoqueiro, o perfil da pessoa diz muito mais do que o sexo. Verdade seja dita, todo mudo adora uma fofoquinha, mas limite e bom senso são fundamentais na hora de abrir o bico.

Inventar uma fofoca para puxar assunto é extremamente de mau gosto, ainda mais quando a mesma denigre ou expõe a imagem de outra pessoa. A pesquisa da Inglaterra mostra ainda que 31% dos homens acreditam que a fofoca os deixam enturmados, isso é fato. Quem não gosta de uma fofoca? Moralismo não cabe aqui.


Um estudo da Universidade de Staffordshire,no Reino Unido, afirma que falar da vida alheia tem seus beneficios, principalmente se os comentários forem positivos. Os pesquisadores analisaram 300 voluntários e concluíram que os participantes que falaram bem de uma pessoa fictícia, durante um dos testes, apresentaram autoestima mais elevada que os demais.

Portanto, ao fofocar (já que isso é impossível de não se fazer) esteja atendo às palavras que sairão de sua boca. A fofoca, em sua definição é o ato de falar sobre a vida alheia sem se basear em fatos reais, feita, em sua maioria por maledicência, que revela mal-estar, inveja, preconceito e vaidade de quem a faz.

Já fofocar no bom sentido implica na nossa necessidade pessoal de fazer parte de grupos. Comentar a vida do outro significa participar dela. Vai falar de alguém, fale coisas positivas, e nada daquele velho clichê: Falem bem, falem mal, mas falem de mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário