quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Momento Mila" - Estou de TPM... Como prevenir esses dias de tristeza?

Quem nunca sentiu alguns dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como a temida TPM? Irritabilidade; ansiedade; a grande facilidade de chorar; dores na cabeça, na coluna. Esses são os sintomas da odiada TPM, mas existem alguns exercícios físicos e alimentos que podem diminuir os incômodos.

Para a educadora física e mestre em Ciências pela Esalq/USP, Gabrielle Cardoso, que foi fonte do “Momento Mila” na edição passada, fazer  um exercício físico faz com que a mulher fique menos nervosa e menos depressiva devido à liberação de serotonina, hormônio que faz com que o indivíduo se sinta bem. “Exercícios como a hidroginástica aliviam as dores de cabeça, abdominais e de coluna, pois em contato com a água (especialmente se for morna) há um relaxamento muscular, o que alivia estes sintomas, e que pode ser estendido para os dias de cólicas menstruais”, explica.


Uma alimentação saudável também auxilia neste período difícil das mulheres. Alguns exemplos são o milho e o chocolate. “Esses alimentos contêm triptofano, este é um aminoácido que está envolvido no ciclo da formação da serotonina, e auxilia no alívio dos sintomas”, recomenda Gabrielle.

Mas, atenção aos excessos, os chocolates recomendados são os amargos ou meio amargo. “Não exagere na quantidade, pois mesmo o que é bom em exagero faz mal. Para o milho, pode-se comer uma espiga grande ao dia; para o chocolate amargo ou meio amargo, uma barrinha individual/dia (40 g)”, recomenda.

Gostaram das dicas? Dúvidas ou sugestões enviem para o e-mail do É Pra Elas: epraelas@gmail.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário