quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"Momento Mila" - Exercícios físicos recomendados para nós mulheres

Olá meus queridos leitores e leitoras!

Estamos no verão e muita gente está à procura de academia, aula de dança, enfim, exercícios físicos para ficar em forma a aproveitar a estação. Conversei com a educadora física e mestre em Ciências pela Esalq/USP, Gabrielle Cardoso, ela contou quais são os mais indicados para nós mulheres e porque.

Segundo a Educadora Física, para aquelas que querem emagrecer o ideal é um exercício aeróbio, como corrida, bicicleta, natação e dança. “A dança, por exemplo, auxilia no aumento da coordenação, há uma consciência corporal, é ótimo para a autoestima e para timidez, e a mulher acaba conhecendo outras pessoas, para aquelas que estão em depressão é ótimo, acaba perdendo uns quilinhos e de extra, libera serotonina, o hormônio do bem estar, o que auxilia no combate ao estresse, ansiedade e depressão”, afirma.

Além de exercícios físicos Gabrielle assegura a importância de complementar à rotina de exercícios com alimentação correta. “Seria interessante um vitaminado com leite ou leite de soja, banana e aveia 45 minutos antes do início da atividade física, isto auxiliará ao organismo ter energia para realizar o exercício físico. Pós treino é interessante frutas, e barrinhas de cereal”, finaliza.

Veja qual se encaixa melhor no seu perfil:

Para aquelas mulheres que estão muito acima do peso e têm dificuldades para caminhar, é indicada a hidroginástica. “Está é uma atividade que não tem impacto algum sobre as articulações, por isso auxilia no emagrecimento e por ser realizado na piscina, este faz com que o cansaço seja diminuído, auxiliando também no relaxamento”, completa Gabrielle.

A bicicleta é ideal para aquelas que gostam de percorrer maiores distâncias em curto tempo, ou querem fortalecer os músculos dos membros inferiores, com o tempo de prática pode-se aumentar a carga da bicicleta, isto auxiliará a gastar mais calorias e ganhar massa muscular.



A musculação é um exercício excelente para quem quer ganhar massa muscular (mm). Quanto mais mm a mulher tiver no corpo mais calorias ela irá gastar, pois para se manter o gasto calórico é bem maior, pois a mm é metabolicamente ativa, o que colabora para um emagrecimento mais rápido.


A natação além de auxiliar na perda de peso, auxilia para o aumento do fôlego (o que é apresentado em todos os exercícios aeróbios, porém na natação com maior ênfase devido ao trabalho cardiopulmonar intenso), este exercício é muito indicado também para quem tem problemas respiratórios, como bronquite, asma e rinite, pelo trabalho pulmonar realizado.


           
As dicas são essas, mandem sugestões de pautas para o e-mail: epraelas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário