segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Visão de macho" - As PIPA’s e a SOPA’s

Imagina que você tenha uma grande biblioteca emque você pode ter acesso a tudo aquilo que você sempre sonhou pra aumentar seu conhecimento e sua cultura? Agora imagina que isso existe e você tem acesso do computador da sua casa? E imagina agora que alguém que ganha muito dinheiro com o
fato você ter pouco acesso a cultura pressiona congressistas para que você perca o acesso a isso e ele ganhe mais dinheiro? Isso é sobre o que vamos falar.

Pra quem ainda não sabe, o congresso americano tem dois projetos engatilhados: o SOPA (Stop Online Piracy Act, ou Para com a Pirataria Online) e o PIPA (Protect IP Act ou Ato de proteção do IP). Mas ai você se pergunta: Se isso vai ser votado no congresso americano, o que vai afetar aqui no Brasil? Muita coisa, amigos e vocês nem imaginam. O fogo é qua a maioria dos sevidores estão nos EUA. Logo algo feito nos servidores de lá afeta todo o mundo.

A questão toda é a ladainha que a gente cansa de ouvir “ os artistas perdem dinheiro com pirataria”, “ o cinema perde com pirataria” entre outras coisas. Ai é que eu discordo e muito. É so ver os fatos: “Avatar” foi o filme mais pirateado da historia. Não so por um acaso é também o filme que mais rendeu lucro. No Brasil tivemos o “Tropa de elite” que vazou antes de entrar no cinema e tinham exemplares em todos os camelos da cidade. Isso também não impediu de ser um campeão de bilheteria. Eu poderia citar outros milhões de casos, mas a conclusão é a seguinte: Se o filme é bom independente da pirataria ele vende muito.

Talvez a pirataria até sirva de promoção do filme, pois quem vê e gosta acaba indo no cinema ou comprando o DVD (ou Blu-Ray).

No caso da musica é igual: muita gente diz que perde com a pirataria, mas o artista tem seu trabalho divulgado. E cá entre nós: hoje em dia quem compra CD de uma banda que ele so conhece uma musica? Ate nisso a pirataria ajuda, pois se o trabalho do musico é bom o cara baixa, ouve o CD e prestigia os shows. Sem precisar pagar jabá as rádios.

Então quem perde com a pirataria? Afirmo com toda a certeza que não são os artistas que continuam com a imagem exposta e divulgada. Quem perde são os tubarões, os atravessadores que sugam o trabalho do artista e as custas de algum jabá os colocam nas rádios e TVs. Aqueles distribuidores que decidem em uma mesa se o filme deve ser sucesso ou não. Que decidem em quantas salas ele vai ser exibido. Que decidem se o trabalho do artista é bom ou não antes mesmo de você ouvir.

 

Toda essa gang de terno atrás de uma mesa é que ganha sugando a criatividade dos outros. São eles quem decidem o que você deve ver, ouvir e sentir. São eles quem decidem que Xuxa é melhor para o seu filho do que Backyardigans. São eles que decidem que Ai se eu te pego é melhor que Radiohead.

É por isso que escrevo esse alerta. So quem lucra com a ignoracia do povo são eles. Vamos jogar a SOPA no lixo e a PIPA pra casa do cacete!

O Megaupload já foi a primeira vitima dessa nova caça as bruxas. Quem será a próxima?
 

2 comentários:

  1. nao mexam com a internet que o povo fica o bicho

    ResponderExcluir
  2. Quando isto aconteceu, eu pensei que o youtube seria o próximo...
    Era de internet, de informática tão avançada, não acredito que será tão simples fazerem essa blitz não...

    ResponderExcluir