domingo, 29 de maio de 2011

Casos e Acasos - "Distrofia muscular de Duchenne "

Olá pessoal!!

Estou aqui para o 2º "Casos e Acasos", mas dessa vez a notícia não é nada boa... Uma amiga minha, Jacqueline Santana, me contou que seu priminho de apenas 6 anos foi diagnosticado com a doença Distrofia Muscular de Duchenne.

Essa doença é a mais comum entre as doenças genéticas fatais. O gene defeituoso é transmitido pela mãe. Ela só se manifesta em meninos, os primeiros sinais aparecem entre os 2 e os 4 anos. O que acontece? Bem, os músculos do corpo se degeneram e progressivamente vão perdendo a mobilidade devido à produção insuficiente de uma proteína chamada distrofina, componente da fibra muscular.
Entre os 9 e os 12 anos, em geral, os doentes não conseguem mais andar. Em torno dos 20 anos, os problemas se agravam, os músculos impedem a expansão da caixa torácica, limitando a respiração. Assim a morte acontece pela insuficiência respiratória ou cardíaca.

Pois bem, a cura para essa doença ainda não chegou no Brasil, e o priminho da minha amiga está sendo acompanhado pela médica Maria Bernadete Dutra de Resende. Todas as terças-feiras, ela se dedica à pesquisa e ao atendimento das crianças portadoras da doença genética. Os meninos a esperam no Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP). Bernadete não cobra um centavo.

A vida não é nada fácil, nos prega peças que podem tirar nosso chão... Mas com fé e a ajuda dos amigos continuamos nossa caminhada. Se alguém souber qualquer coisa sobre novidades no tratamento, nos contate! E claro divulguem para as pessoas que você conhece!!

Jac, o É Pra Elas está aqui também para te dar forças!! Conte conosco!! Estamos rezando para que ele fique bom!!

3 comentários:

  1. Tenho um filho de 08 anos que é atendido pela Dra. Bernadete e posso afirmar que o trabalho que ela faz com as crianças é sensacional e tenho certeza que em breve teremos boas novidades com relação a cura desta doença, não encontro palavras para descrever a admiração e gratidão que tenho pela Dr. Maria Bernadete.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho uma criança na família que desenvolveu está doença. Você me passar os contatos desta médica. Somos do Rio de Janeiro.
    Aguardarei seu contato.

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela, me passe seu email que vou conversar com minha amiga e pedirei o contato da médica!

    Mande no epraelas@gmail.com

    Fico no aguardo!!

    Beijoss

    ResponderExcluir