domingo, 29 de abril de 2012

"Papo de Mulher" - Estresse X Pele

O bem estar físico está intimamente ligado com o bem estar mental. Quantas pessoas que passam por problemas emocionais não emagrecem ou engordam demais? A pele também sofre com os problemas emocionais, principalmente a pele do rosto.

Dentre os problemas o mais comum é o aumento da oleosidade no rosto, o que acarreta aumento no número de cravos e espinhas. Algumas pessoas desenvolvem ainda vitiligo e psoríase devido ao stress.

O aumento da oleosidade é causado por causa dos hormônios adrenalina e cortisona, que atuam sobre a imunidade e nas glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa. A proteção da pele depende do estado emocional e de acordo com dermatologistas mais de 30% das alterações da pele estão ligadas a transtornos psíquicos.

Já que o estresse é quase inevitável nos dias atuais, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir tanto o cansaço mental quanto a aparência física. Pra começar, o bom e velho clichê de alimentação saudável (frutas, verduras e legumes) e a prática regular de atividade física.


É importante também lavar o rosto durante todo o dia, mas com cuidado. Os sabonetes de limpeza profunda devem ser utilizados no máximo duas vezes ao dia, senão pode causar efeito rebote. Quanto mais profunda a limpeza da pele mais sebo ela irá produzir. Se a oleosidade incomodar muito lave o rosto apenas com água e deixe o sabonete especial para de manhã e a tarde.

Uma dica para quem está passando estresse com a própria pele: recomendo um tratamento que conheci há pouco tempo e é indicado para ser feito uma vez por semana: o desencruxe. O tratamento é rápido e funciona, pois atinge uma camada mais profunda da pele diminuindo a oleosidade. O desencruxe auxilia também na abertura dos poros para extração dos cravos.


Cabeça fresca sempre, pois, os problemas estarão sempre ai, encare-os como aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário