sexta-feira, 13 de abril de 2012

"A vez do Sexo" - Dia do beijo

Hoje, dia 13 de abril, coincidentemente uma sexta-feira 13, tem um toque não tão negro à data. É dia do beijo!! Para muitos o beijo é a parte principal da pegada, e eu concordo, afinal se não tem um bom beijo nem dá vontade de continuar não é??

O beijo traduz tudo o que há de bom no momento à dois! A entrega, as mordiscadas, os beijinhos no pescoço, na orelha, na nuca..Uiii!! Tem coisa melhor??

E não é que até mesmo esse gesto tão bom tem sua história?? Olhem só! Os mais antigos relatos sobre o beijo são de 2500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Consta que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.


 
Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.

Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro. Na Rússia, uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente. No latim, beijo significa toque dos lábios. Na cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.


Mas é também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja. No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.


E têm mais! O beijo está presente nas artes, por exemplo, em 1927 o primeiro filme vencedor do Oscar de melhor filme, Wings (Asas), também foi o primeiro filme (de que se tem registro) a mostrar dois homens beijando-se. Trata-se de um beijo na face, entre dois grandes amigos, os personagens Jack Powell e David Armstrong, no momento em que esse último estava à morte, ferido em batalha aérea. O beijo foi apresentado de forma fraternal, absolutamente não-sexual e não-erótica.

E o vento levou

 
Em Dom Casmurro de Machado de Assis, o protagonista Bentinho começa seu romance com Capitu com um beijo enquanto ele penteava os cabelos da jovem.


Minissérie "Capitu"

Em 2007 a propaganda de trinta segundos da linha de relógios Time da companhia italiana Dolce & Gabbana mostra dois rapazes se beijando e causa furor no mundo inteiro.

E até mesmo uma novela leva o título de Aquele Beijo,  entre outros tantos filmes... E quem não se lembra do famoso bordão: "Eu vou beijar muiiiiiiitoooooo!" ??

 
Para curtir essa data que tal um pouco de variedade?? Os 30 beijos do kama-sutra!

Aproveitem e beijem, beijem, beijem muitoooooooooooo.


Beijinhuss



Como diria dona Ivete Sangalo: 'Comigo é na base do beijo, comigo é na base do amor..'

Nenhum comentário:

Postar um comentário