segunda-feira, 4 de junho de 2012

DIVA´S - Shakira

O Diva´s de hoje é um pedido de uma de nossas leitoras. De acordo com ela, essa pessoa merece ser chamada de Diva pois além de ser um sucesso, ter um enorme carisma, é solidária e sempre tenta ajudar instituições, inclusive criou a Pies Descalzos, vamos falar então sobre Shakira!


Carreira

Shakira nasceu na Colômbia e é descendente de espanhóis, libaneses e italianos. Seu álbum de estréia, Magia, foi gravado pela Sony Music, em 1990, quando tinha apenas treze anos. Depois disso, começou a fazer programas de televisão. As canções são uma coleção de escritos por ela desde que tinha 8 anos, misto de pop-rock romance s e disco com acompanhamento eletrônico, no entanto, foi prejudicada pela falta de registro e coesão produção. O álbum foi lançado em 1991 e contou com Magia e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia, dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente. O vídeo para a música Magia tornou-se primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar o potencial álbum.


Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canção em Fevereiro de 1993. O festival deu aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções, e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada "Eres" ("You Are") e ganhou o troféu pelo terceiro lugar. Um dos juízes que nela votaram era Ricky Martin.

Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional chamada simplesmente de Tour Pies Descalzos, e ficou triste com a morte de vários fãs por causa da multidão descontrolada de 50.000 pessoas no concerto de sua cidade natal Barranquilha. Um ano depois, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aqui) e Melhor Novo Artista.[10]
Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias, liberando de um álbum de remixes, intitulado simplesmente The Remixes. Este álbum também incluia versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, resultado de seu sucesso no mercado brasileiro, onde Pies Descalzos vendeu quase um milhão de cópias.

Tendo recebido um World Music Award como melhor artista latina, Shakira já preparava alguns novos materiais de seu segundo disco internacional. Ela foi escolhida entre dezenas de cantores latinos para estampar a capa da revista Time, no artigo intitulado Era da rockera.


"Whenever, Wherever" ("Suerte" na versão em espanhol) foi lançado como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira em Inglês em outubro de 2001. A música tem forte influência de música andina, incluindo charango e panpipes em sua instrumentação. A faixa foi produzida por Shakira, e foi um sucesso internacional.

Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de junho, 2006 e 9 de julho de 2007. Ela se apresentou nos cinco continentes: Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e África, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Trabalho social


Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude.


Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.


Atualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.

Mercado latino

Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário