segunda-feira, 19 de março de 2012

"Visão de Macho" - Proibidão

"É tão facil zombar, é tão facil odiar, é preciso ser forte para ser gentil e carinhoso" – Morrisey – I Know it´s over.

Primeiro eu quero esclarecer meu “sumiço”. Uma doença minha, uma doença grave da minha mãe e uma crise no meu casamento. Tudo ao mesmo tempo. Até no meu blog (o gmaravilhosas.com) eu ando meio sumido. Mas tô tentando voltar ao ritmo normal. E vamos a crônica.

Eu sempre curti humor. Sempre. Amo desde os filmes belos e inocentes do Chaplin até o “Jackass”*. Desde os baluartes nacionais, Os Trapalhões até o caipira Mazzaropi. Não sou uma pessoa muito bem humorada, nem sou engraçado, mas curto inteligência. E não gosto em hipótese alguma de ser ofendido.

Eis que lendo os jornais descubro que o 'inacreditável' Alexandre Frota resolveu adicionar mais uma profissão ao seu currículo. De galã da novela das 8 até astro pornô homossexual ele já foi de tudo um pouco. Agora ele quer mostrar sua veia humorística em um show chamado “proibidão”. Mas porque proibidão?


Simples , porque todas as “piadas” seriam proibidas em situações normais. São “piadas” de humor fino e inteligente como chamar negros de macacos, ou zombar de deficientes físicos. Para você ter uma idéia, para entrar no show você tem que assinar um termo que não vai processá-los caso se sinta ofendido. Quer dizer, assinando esse termo ele pode até esfregar o pênis na cara da sua namorada na sua frente que você não pode fazer nada. Ou te jogar uma torta de merda na cara. Ou ...sei lá o que passa na cabeça desses caras que acham chamar negro de macaco engraçado!

O que passa na minha é a idéia simples da origem desse tipo de humor. Todos os baluartes, pelo menos os brasileiros, do “politicamente incorreto”, são pessoas abastadas. Sim eles são da mesma geração e da mesma classe social de quem queimou o índio Galdino (e achou que estivesse fazendo so uma brincadeirinha inocente), de quem espancou uma empregada doméstica achando que era uma prostituta e de tantas outras barbaridades que só comete quem se acha superior ao ofendido. Esse tipo de stand-up é mais ou menos isso; um ser arrogante e superior, zombando de quem ele acha ser inferiror. Gays, Negros, deficientes físicos, gordos, entre outros. São a fina flor da sociedade brasileira mostrando sua revolta contra a escória do universo!

O interessante é que as justificativas são quase sempre as mesmas: “volta da censura”, “politicamente correto”, “liberdade de expressão”. Mas vamos raciocinar: liberdade de expressão é poder chamar negro de macaco? Eu acho simplesmente que não estamos falando em volta da censura, estamos falando em volta do bom-senso.

O curioso é ouvir de alguns humoristas que não dá pra fazer humor sem ofender ninguém. Oras, vocês já viram o excelente show “nós na fita”? Tem um texto inteligentíssimo sobre pleonasmos que é super engraçado e nada ofensivo. Tem outro texto sobre palavrões e seus usos que faz você rolar de rir. Já viram o texto do melhores do mundo do Joseph Climber? Zomba de livros de auto-ajuda sem ser agressivo. E é completamente politicamente incorreto!


Então a idéia é essa como na música do The Smiths que eu citei no começo é fácil odiar, difícil é ser gentil. Mas usando um pouco a cabeça dá sim pra ser engraçado sem ofender. Mas isso é pra poucos, principalmente no cenário atual.

E nem me pagando eu entraria em um show desses!

*Sei que Jackass é esquisito, mas eu penso o seguinte: em momento algum eles machucam as pessoas. Quando eles enfrentam touros, tomam tiros, mergulham em um mar com tubarões, são eles que se machucam!

Um comentário:

  1. Adoro esse blog e concordo com vc em gênero número e grau!!!!! Eles confundem liberdade de expressão com preconceito e hipocrisia!!!! É um absurdo!!!

    ResponderExcluir